UMA MANHÃ TRANQUILA DE DOMINGO

Numa manhã tranquila de domingo, em Agosto, em Palo Alto, Califórnia, um carro da polícia irrompeu pela cidade levando estudantes universitários pela violação do artigo 211 do Código Penal, assalto à mão armada, e do artigo 459, do mesmo código, furto. O suspeito era levado de sua casa, acusado, informado dos seus direitos legais, colocado defronte do carro da polícia com os braços e pernas afastados, revistado e algemado, muitas vezes sob o olhar surpreendido e curioso dos vizinhos.

O suspeito era colocado no banco traseiro do carro da polícia e transportado para a esquadra com as sirenes ligadas.


O carro chegou à esquadra da polícia, o suspeito foi conduzido para o seu interior, dando formalmente entrada na mesma. Leram-lhe novamente os seus direitos legais. Foram-lhe tiradas as impressões digitais e realizada uma identificação completa. O suspeito foi então conduzido para uma cela onde foi deixado vendado a pensar sobre o seu destino e sobre o que teria feito para estar envolvido naquela trapalhada.


Discussão Tome em consideração os procedimentos da polícia que fizeram com que os detidos se tivessem sentido confusos, amedrontados e desumanizados. Note que este agente está a usar óculos de sol similares aos dos “nossos” guardas, à semelhança dos National Guards na Prisão de Ática no decurso do sangrento motim de 1971.